segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lina Bo Bardi


Lina Bobardi nasceu em Roma em 5 de dezembro de 1914, fez faculdade de arquitetura na Universidade de Roma mas na década de 1930 mudou para Milão onde trabalhou para Giò Ponti, editor da revista Domus (casa), depois montou seu próprio escritório mas durante a segunda guerra mundial foi bombardeado. Em 1946 casou-se com o jornalista Pietro Maria Bardi e neste mesmo ano muda-se para o Brasil devido aos traumas da guerra.

Chegando ao Brasil Lina instala-se em São Paulo onde projetou a Casa de Vidro situada no bairro do Morumbi. Lina possui uma grande admiração pela cultura popular do país, sendo uma das principais influências de seu trabalho, iniciando uma coleção de arte popular adquirindo sempre um diálogo entre o popular e o moderno. Lina Bo Bardi torna-se uma personagem constante na vida intelectual do país.

Suas principais obras foram: Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 (Casa de Vidro), Museu de Arte de São Paulo MASP, 1958 , Projetou a Casa da Cultura, Recife 1963, Igreja do Espírito Santo do Cerrado, Minas Gerais, 1976, Museu de Arte da Bahia, Teatro Oficina, São Paulo, 1990, SESC Pompéia - , São Paulo, 1990, Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário