sábado, 14 de novembro de 2009

Henri Matisse

Henri Matisse nasceu na França, Le Cateau-Cambrésis, em 1869. Aos 21 anos, começa a pintar durante o periodo da convalescença.
Estudou com Bouguereau na Academia Julian, em Paris. De 1892 até 1897, estodou com Gustave Moreau na escola de Belas Artes e la conheceu Marquet, Camoin e Rouault.
Em 1899, foi trabalhar na Academia Carrière e la conheceu Derain e Puy onde estao, completou o grupo chamado de Fauves, que futuramente seriam conhecidos.
No ano de 1904, sua primeira exposiçao em Ambroise Vollard nao obteve muito sucesso, entao no ano seguinte, junto ao seu grupo, expôs no salão de Paris onde foram reconhecidos como Fauves. Matisse era o líder e com a reputaçao internacional que adquiriu, expos tambem na Alemanha.
Em 1908, fundou para uma seleçao de estuantes a Academia Matisse e publicou “Notas de um Pintor”, onde estavam sua crenças atisticas.
Desde 1904, no sul, em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha, Matisse trabalha part de cada ano e depois de 1916, passa a maioria dos invernos em Nice, e entao no ano de 1954, no suburbio de Nice, Cimiez, Matisse morre.
Matisse mesmo nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu influencias do grupo. Nos anos de 1913 a 1917, sua pintura era um pouco austera, com formas geometricas e linhas retas. Depois seu estilo foi se tornando mais solto, sendo seus principais temas as figuras femininas e o interior, com cores decorativas e estilo livre.
Matisse nao fez apenas pinturas, produziu esculturas, na qual sua admiraçao pela Arte Primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o solido, aspectos estruturais do corpo com um certo xagero afim de alcançar uma clara expressao da forma.








Estilo artístico de Matisse:
Quando começou, Matisse tinha estilo tradicional, porém, apartir de 1907 passa a pintar no estilo fauvista. Ele usava as cores como destaque em suas obras e tambem utilizou varios formatos em suas obras. Depois passa a simplificar e excluir detalhes de suas pinturas buscando passar equilibrio e tranquilidade em suas obras, trabalhando a organizaçao estrutural e também, trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.

Principais obras de Matisse:

Place des Lices, 1904





















Odalisca, 1923
















Música, 1910




















Mulher lendo, 1894









Mulher com chapéu, 1905




Mesa de jantar, 1897







Madame Yvonne Landsberg, 1914






Retrato de Madame Matisse, 1905








Janela aberta, 1905









Harmonia em vermelho, 1908










Carmelina, 1903










Nenhum comentário:

Postar um comentário